Botox Vesical

O que é?

Este procedimento é realizado em pacientes com hiperatividade comprovada da bexiga e incontinência de urgência ou em pacientes com lesão neurológica que afeta a função da bexiga. Uma cistoscopia é realizada inicialmente para avaliar o interior da bexiga. Uma série de pequenas injeções de Botox® é então injetada na parede da bexiga. As injeções de Botox® têm o efeito de "paralisar" parcialmente a bexiga, reduzindo a urgência e a incontinência de urgência.

Preparação Pré-Operatória

Este procedimento pode ser realizado sob anestesia geral ou local. Geralmente, uma amostra recente de urina será obtida antes do procedimento para excluir qualquer infecção. Se o procedimento for realizado no hospital (anestesia geral), você será internado no dia e precisará ser submetido ao jejum 6 horas antes. Se o procedimento for realizado nas salas (anestesia local), você não precisa estar em jejum. Uma solução anestésica local será instilada na bexiga por 20 minutos para entorpecer a sensação das injeções. Nos dois casos, você deve continuar tomando todos os seus medicamentos habituais. O seu urologista informará se você precisa ajustar algum medicamento anticoagulante (afinamento do sangue) antes da cistoscopia.

Recuperação pós-operatória esperada

Você poderá voltar para casa no mesmo dia que o procedimento, podendo até voltar para casa quando o procedimento for realizado sob anestesia local. Algumas manchas de sangue na urina e picadas ao esvaziar podem ocorrer temporariamente, embora isso quase sempre se resolva mantendo a ingestão oral de líquidos. O Botox® leva cerca de 2 semanas para entrar em vigor. Normalmente, você será avaliado naquele momento para revisar seus sintomas e garantir que sua bexiga esteja esvaziando adequadamente.

Riscos - conforme sua discussão com seu urologista

Sangramento
Infecção
Retenção urinária ou esvaziamento incompleto da bexiga - necessitando de cateterismo